No dia 27 de junho, é celebrado o Dia Nacional do Diabético, com a finalidade de alertar a população mundial da importância do controle de um plano alimentar para uma vida saudável. No Brasil a doença atinge 10 milhões de pessoas.
A principal dica da Secretaria Municipal de Saúde para manter uma alimentação saudável é dar preferência ao consumo de alimentos integrais, pois neles é possível o melhor aproveitamento dos nutrientes que se encontram preservados quando o processo de refino não é aplicado. Os alimentos integrais podem ser definidos como aqueles cuja estrutura não foi alterada, mantendo a integridade de seus nutrientes sem perdas significativas de valores nutricionais, como vitaminas, minerais e, inclusive, as fibras.
O grão integral fornece mais nutrientes que o grão refinado, e é a principal fonte de fibra da alimentação, que facilita o trânsito intestinal, evitando a “prisão de ventre”.
Refeições ricas em fibras exigem uma melhor mastigação, o que torna o processo digestivo mais fácil e os nutrientes mais bem aproveitados, e geram, também, maior saciedade, pois absorvem água e formam um gel, que permanece mais tempo no estômago, auxiliando no emagrecimento.
Estudos afirmam que as fibras, quando combinadas com dieta pobre em gorduras, ajudam a reduzir a taxa de LDL, mais conhecido como colesterol ruim. Também promovem a liberação mais lenta e constante de glicose, ajudando à regular os níveis de açúcar no sangue. Esse efeito é particularmente benéfico para os portadores de diabétes.
É importante lembrar que uma alimentação rica em fibra, exige ingestão de água de 1,5L a 2L para que possamos obter todos os benefícios das fibras.
Além disso, coma uma variedade de alimentos ricos em nutrientes, um prato colorido é sinônimo de variedade de nutrientes. Diariamente precisamos de mais de dezenas de nutrientes diferentes para o bom funcionamento do nosso corpo e evitar doenças, e nenhum alimento sozinho consegue prover dessa necessidade.
Coma todos os dias frutas, verduras e legumes. Se você não tem o hábito de ingerir esses alimentos, é importante introduzi-los na sua rotina, pois são deles que provem grande parte dos nutrientes que precisamos sem serem calóricos. Procure também, sempre que possível, ingerir alimentos crus ou com casca, sempre higienizados corretamente, pois é na casca e nas sementes que se encontram a maior quantidade de fibras. Aos diabéticos, é importante consultar o nutricionista para maiores informações, pois a ingestão de algumas frutas deve ser feita com cautela.
É importante ter uma dieta fracionada, comer de 3 em 3 horas ajuda a manter a glicemia estável e vai evitar exageros na quantidade de alimentos ingeridos em uma única refeição. Além disso, pode melhorar o humor e permite um melhor desempenho no trabalho, melhorando, assim, a nossa qualidade de vida.
Para concluir, a alimentação saudável e a atividade física regular são aliadas fundamentais para a manutenção do peso saudável, redução do risco de doenças e melhoria da qualidade de vida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário