plantão

plantão

segunda-feira, 29 de julho de 2013

O CENTRO DE ESPECIALIDADES ODONTOLÓGICAS É DESTAQUE EM ATENDIMENTO!

Belo Jardim começa a colher os frutos de um árduo, mas prazeroso trabalho a serviço de seu povo.  Não é de hoje que a população sabe os desmandos herdados pelo prefeito João Mendonça quando assumiu a prefeitura de nossa cidade. Com dívidas estratosférica, passando da casa dos 35 milhões de reais, porém  sem perder o animo, JM não se curvou aos problemas e ao invés de lamentar, tratou de juntar as forças, unir as lideranças e todos aqueles que querem fazer uma nova Belo Jardim.


     Embora seja pouco mais de 180 dias de governo e um curto período de tempo para se fazer qualquer avaliação, já foi tempo o suficiente para sentirmos as mudanças de uma gestão que planeja para executar uma obra da importância do Centro de Especialidade Odontológicas que antes existia apenas em sua faixada, hoje é destaque e começa a mostrar os seus frutos.


O CEO (Centro de Especialidades odontológicas) em Belo Jardim já é destaque em números e qualidade de atendimento para a população belo-jardinense. De segunda a sexta-feira das 7:30 às 17:30 com intervalo para almoço e com mais de cinco consultórios, o CEO está atendendo uma média de 1.300 pessoas ao mês. O prédio foi totalmente reformado para melhor atender a população com instalação de novos e modernos equipamentos.

Segundo Drª. Ana Paula dos Santos, responsável pelo CEO, o local oferece 380 vagas para clínica obrigatória que são os atendimentos a pacientes com necessidades espaciais, periodontia (que cuida de tudo ao redor do dente), cirurgia bucomaxilofacial, endodontia (tratamento de canal), lesão bucal, 160 raio x dentário, 478 clínicas opcionais que são atendimentos a pacientes idosos, crianças e saúde do trabalhador. Os consultórios são especialmente equipados e preparados para atender idosos, crianças e acessibilidade com instalações para pessoas com necessidades especiais.







Para Drª. Ana Paula, Belo Jardim durante muitos anos não teve atendimento igual em se falando de tratamento bucal, Ana Paula destacou a qualidade e aparelhagem que é igual a consultórios particulares. Os equipamentos são de última geração, os instrumentos são da melhor marca, muitos não tem nem em consultório particular.

De acordo com a Secretária municipal de Saúde a Dra. Ana Jatobá, foram investidos na reforma do CEO a quantia de 150 mil reais com recursos do programa do governo federal, o Brasil Sorridente, esforço feito pelo prefeito João Mendonça, com  menos de 90 dias de administração.





fonte: Blog No Giro da Cidade

PROFISSIONAIS DA SAÚDE PARALISAM SERVIÇOS EM TODO O BRASIL


Médicos de todo o País vão realizar paralisação amanhã e quarta- feira, dias 30 e 31, respectivamente, para protestar contra a medida do governo federal de “importar” médicos de Cuba, Portugal e Espanha para atender no SUS em regiões mais pobres e afastadas, sem a devida revalidação do diploma desses profissionais.

Os médicos do Hospital Júlio Alves de Lira participarão do movimento. Eles estarão na unidade, porém somente 30% dos serviços de urgência e emergência serão mantidos. Cirurgias e outros tipos de consultas não serão realizados nesses dias.

A presidente Dilma Rousseff anunciou a contratação desses profissionais em resposta às manifestações nas ruas de todo o País.

O governo espera trazer 10 mil profissionais, que passarão por avaliação e treinamento por três semanas. Caso o desempenho não corresponda às expectativas, eles não seriam admitidos no programa.




fonte: Blog no Giro da Cidade

terça-feira, 23 de julho de 2013

MÉDICOS VÃO PARAR DIAS 23, 30 3 31

Médicos das redes pública e particular de Pernambuco fazem greve nesta terça-feira

A paralisação de 24 horas, que também deve ser realizada nos dias 30 e 31 deste mês, integra o movimento nacional da categoria contra a falta de condições de trabalho e as ações recentes do governo federal na área da saúde. Foto: Ana Amaral/DN/D.A Press/Arquivo
Os médicos pernambucanos das redes pública e particular vão parar as atividades nesta terça-feira. Serão mantidos somente os atendimentos de urgência e emergência. Serviços como ambulatório, cirurgias agendadas e Programa de Saúde da Família ficarão suspensos.

A paralisação de 24 horas, que também deve ser realizada nos dias 30 e 31 deste mês, integra o movimento nacional da categoria contra a falta de condições de trabalho e as ações recentes do governo federal na área da saúde, sobretudo, a Medida Provisória (MP) nº 621, que permite a contratação de médicos estrangeiros sem o Revalida, o exame de validação do 
diploma
. A estratégia da categoria é desgastar o governo para que a opinião pública não fique contra os médicos e minimizar os transtornos à população.

Além da importação de profissionais, a MP nº 621 tem causado polêmica, entre outros pontos, porque determina que os estudantes que ingressarem no curso de Medicina a partir de janeiro de 2015, ao se formarem, deverão trabalhar dois anos no Sistema Único de Saúde (SUS).

Na assembleia geral promovida, na segunda-feira passada pelos médicos pernambucanos, quando mais de 300 profissionais estiveram reunidos na Associação Médica do Estado, o presidente do Conselho Federal de Medicina, Roberto d'Ávila, foi categórico: "trazer médico estrangeiro sem revalidar o diploma é passar por cima da autonomia universitária. Essa MP tem inúmeras inconstitucionalidades".

De acordo com d'Ávila, os médicos não se negam a trabalhar nos locais mais afastados. Mas falta condições de trabalho e uma carreira de Estado que estimule os profissionais. Também foram votadas outras formas de protesto contra as ações do Governo Federal. Uma delas é a instituição de um grupo de trabalho, até o final da semana, para construir um canal de denúncia da falta de estrutura das unidades de saúde.

A categoria conta com o apoio da Ordem dos Advogados do Brasil. O presidente da Comissão de Saúde da OAB-PE Eduardo Dantas, participou da assembleia. "Estamos auxiliando as entidades médicas a entenderem o sistema jurídico dessas medidas adotadas pelo Governo e questionar a constitucionalidade".

Presidente do Sindicato dos Médicos de Pernambuco, Mário Jorge Lobo destacou que a paralisação é para mostrar que "o Governo não discute a real situação do SUS. Também foi aprovado uma carta aberta à população para informar o que acontece com a categoria".

quarta-feira, 10 de julho de 2013

CURSO DE MEDICINA IRÁ DURAR OITO ANOS




O curso de Medicina passará a tem uma duração de oito anos e não mais os atuais 6 a partir de 2015.A medida faz parte do “Programa Mais Médicos para o Brasil”, anunciado pela presidente Dilma Rousseff.
A mudança, de acordo com o Ministério da Saúde, é inspirada no modelo de países como Inglaterra e Suécia. 
Ao concluir o curso regular de seis anos, o estudante de Medicina passa por um novo ciclo de dois anos. 
Nesse período, tanto alunos de instituições públicas quanto privadas terão que atuar em serviços públicos de saúde.

Durante esses dois anos do segundo ciclo, os estudantes vão receber uma bolsa, custeada pelo Ministério da Saúde. Embora os valores ainda não tenham sido definidos, o Governo calcula que a bolsa ficará entre R$ 2,9 mil (valor concedido a médicos residentes) e R$ 8 mil mensais (valor pago a profissionais inscritos no Programa de Valorização dos Profissionais na Atenção Básica – Provab).


Fonte: Estado de S.Paulo

segunda-feira, 8 de julho de 2013

FUNDAÇÃO ALTINO VENTURA REALIZA MAIS DE 50 CIRURGIAS EM BELO JARDIM



A unidade móvel da Fundação Altino Ventura (ônibus cirúrgico) existe desde 1993, e desde então vem percorrendo mais de 90 municípios do Estado de Pernambuco com uma equipe qualificada que conta com oftalmologistas, assistente oftálmicos, técnicos em manutenção, assistentes sociais, agentes de saúde locais e voluntários, trabalhando em prol de levar a saúde ocular as crianças, jovens, adultos e idosos, com humanização, tecnologia de ponta e responsabilidade social, diagnosticando, reabilitando e habilitando pacientes com baixa visão, cegueira isolada ou associada às múltiplas deficiências através do SUS (sistema único de saúde), realizando em média de 2.585 cirurgias anualmente.
 

A Secretária de Saúde de Belo Jardim com muito empenho firmou uma parceria com a Fundação Altino Ventura de segunda-feira (1) até a sexta-feira (5) o ônibus cirúrgico esteve atendendo os pacientes 07:00h ás 17:00h na Casa de Saúde. 

Os pacientes agendaram as consultas na Secretaria de Saúde e via internet através do portal da Fundação Altino Ventura http://www.fundacaoaltinoventura.com.br// as cirurgias foram agendadas. Ao todo foram realizadas 67 cirurgias, ressaltando que houveram alguns encaminhamentos para serem realizadas na própria Fundação Altino Ventura, devido a ansiedade e gravidade de alguns casos que necessitam de um apoio médico maior.
 
Para ser beneficiado a pessoa que buscava o atendimento deveria ser diagnosticado como paciente de catarata e tivesse realizado todos os exames para o procedimento cirúrgico que são: parecer cardiológico e hemograma completo. Os pacientes que realizaram cirurgia foram acompanhados pela equipe médica do projeto 1 dia após do procedimento já saindo da casa de saúde com os remédios (colírios) necessários para o tratamento da cirurgia e com o óculos. Passado 15 dias após a cirurgia a mesma equipe retornará a Belo Jardim para a ‘volta médica’ dos pacientes para observar como estão reagindo após este período. 

Os pacientes agendaram as consultas na Secretaria de Saúde e via internet através do portal da Fundação Altino Ventura http://www.fundacaoaltinoventura.com.br// as cirurgias foram agendadas. Ao todo foram realizadas 67 cirurgias, ressaltando que houveram alguns encaminhamentos para serem realizadas na própria Fundação Altino Ventura, devido a ansiedade e gravidade de alguns casos que necessitam de um apoio médico maior.
 
Para ser beneficiado a pessoa que buscava o atendimento deveria ser diagnosticado como paciente de catarata e tivesse realizado todos os exames para o procedimento cirúrgico que são: parecer cardiológico e hemograma completo. Os pacientes que realizaram cirurgia foram acompanhados pela equipe médica do projeto 1 dia após do procedimento já saindo da casa de saúde com os remédios (colírios) necessários para o tratamento da cirurgia e com o óculos. Passado 15 dias após a cirurgia a mesma equipe retornará a Belo Jardim para a ‘volta médica’ dos pacientes para observar como estão reagindo após este período. 

Para o prefeito João Mendonça, essa é uma iniciativa de importância incomensurável para o povo que carecia dessa atenção e deste cuidado.
 
Eu não poderia deixar de mencionar a atitude da Secretária Ana Jatobá que dirigiu-se até Casa de Saúde para ver de perto como estavam sendo tratados e atendidos  os pacientes, isso vem mostrar a sua competência, respeito e carinho que tem pelo povo  e evidenciar que a Saúde de Belo Jardim vive novos dias, novos tempos.

Matéria do Blog No Giro da Cidade

SECRETÁRIA DE SAÚDE DE BELO JARDIM DISTRIBUI INSULINA GRATUITAMENTE E FAZ ECONOMIA DE 27 MIL REAIS



Buscando melhorar o atendimento na saúde do município, o prefeito João Mendonça por intermédio da Secretaria de Saúde, não medido esforços e mais uma vez a cidade foi contemplada com benefícios na área da saúde. Desta vez com a doação de Insulina Lantus

A Secretaria Municipal de Saúde colocou transporte para os pacientes mais carentes do município se deslocarem, até a sede da IV GERES em Caruaru, local onde é feito o cadastro para adquirir a insulina. 
Com essa parceria o município de Belo Jardim terá uma economia de R$ 27 mil reis e poderá utilizar esse montante em outras áreas da saúde.

O prefeito João Mendonça, realmente é um prefeito criativo sempre trabalhando pela saúde da população belojardinense.


Matéria Blog No Giro da Cidade

sexta-feira, 5 de julho de 2013

EM DOIS MESES SAMU É DESTAQUE NA CIDADE

No dia 4 de maio, graças ao empenho em melhorar o atendimento emergencial em Belo Jardim, o prefeito João Mendonça inaugurou a unidade do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), que era um sonho antigo da população belo-jardinense. A base de Belo Jardim conta com uma ambulância, quatro motoristas e cinco técnicos de enfermagem que trabalham em escala de plantão.



Durante esses 2 meses de funcionamento o SAMU já atendeu mais de 100 pacientes nas mais diversas ocorrências como: agressões, acidentes, atendimentos clínicos e psiquiátricos, quedas, colisões entre outros, sendo que a maioria dos atendidos são adultos do sexo masculino. 


No mês de junho, quando se comemora os festejos juninos, os trabalhos realizados pelo SAMU foram de fundamental importância pois os serviços são intensificados para melhor atender aos possíveis acidentados durante as festas.

Em breve a unidade do SAMU em Belo Jardim receberá o USA  (Unidades de Suporte Avançado) que são UTIs móveis, usadas em casos mais graves e de maior complexidade.
É importante lembrar que os chamados de Belo Jardim são atendidos e regulados por uma Central da Secretaria de Saúde Estadual em Caruaru, através do número 192. 

A população de Belo Jardim só tem a agradecer ao excelente trabalho pré-hospitalar desempenhado pelo SAMU na cidade e a Secretaria de Saúde de Belo Jardim pela aquisição desse serviço essencial.
O SAMU em Belo Jardim fica localizado na Cel. Antônio Marinho, Nº 275. Fone (81) 3726-5380.




Matéria do Blog No Giro da Cidade

quinta-feira, 4 de julho de 2013

PROFISSIONAIS QUE TRABALHAM NA SALA DE PARTO E PSF PARTICIPAM DE CAPACITAÇÃO


No dia 2 no Hospital Júlio Alves de Lira a Secretaria de Saúde reuniu profissionais da área de saúde para assistir a uma palestra com os médicos Dr. Cícero Barros, Nelson Batista e Bioquímico Francisco Ravine, sobre a Diabetes gestacional , hipertensão gestacional e sumário de urina.

A palestra aconteceu no auditório da do HJAL e contou com a participação de profissionais que trabalham em sala de parto e PSF.

Os palestrantes esclareceram dúvidas sobre sintomas os exames para diagnóstico, sobre o tratamento e também sobre precauções.

A secretaria de Saúde de Belo Jardim tem cada dia mais investido em capacitações dos profissionais da área de saúde para melhor atender a população belojardinense, toda a equipe tem trabalhado para trazer novos dias, novos tempos para saúde de Belo Jardim. 




Matéria Blog No giro da cidade

quarta-feira, 3 de julho de 2013

SECRETARIA DE SAÚDE RECEBE COLÍRIOS PARA TRATAMENTO DE GLAUCOMA



Prefeito João Mendonça juntamente com a Secretaria de Saude tem trabalhando muito para melhorar cada vez mais a saúde de nosso município.

Após iniciar as obras da Policlínica Geral, construir um novo centro cirúrgico no Hospital Júlio Alves de Lira, implantar o Samu e entregar a população as novas instalações do CEO, em mais uma parceria da Secretaria Municipal de Saúde e a Secretaria de Saúde de Pernambuco, nossa cidade foi contemplada com 400 kits de colírios Timolol de 0,5%, destinados a pacientes que sofrem de glaucoma (pressão ocular).

Antes esses colírios eram comprados pela secretaria, com essa parceria todo este material veio a custo zero para a nossa cidade, uma em conversa com a Secretária de Saúde Ana Jatobá o município economizou 18 mil reais com essa parceria.

As pessoas que tem glaucoma devem procurar a Casa de Saúde Dr. Fernando de Abreu das 8h às 13h para receber o kit de colírio.

O glaucoma é uma doença que não tem cura que ataca sem nenhum sintoma aparente e é considerada a maior causa de cegueira irreversível no mundo. Tratamento com colírios podem, em muitos casos, evitar a progressão da perda da visão.



Matéria blog no giro da cidade